19 de setembro de 2011


Novas tecnologias colaboram para o sucesso de projetos culturais da Educação
Jornalista: Andréa Lisboa

Cultura e tecnologia são aliadas para melhorar a qualidade da Educação em Macaé. Trinta e sete escolas da Rede Municipal de Educação que já receberam laboratórios de informática do Programa Nacional de Informática da Educação (Proinfo) utilizam as novas tecnologias para ampliar as pesquisas escolares e para incrementar seus projetos culturais. Um dos exemplos é o do projeto ‘Oficina de Leitura’ com ‘Café Literário’ anual do Colégio Municipal Professor Samuel Brust, que teve sua culminância nesta semana. 

O projeto ‘Oficina de Leitura’ é desenvolvido, desde o início do ano letivo, por professores de Língua Portuguesa com o apoio de docentes de outras disciplinas. Desta atividade participam estudantes do 6º ao 9º anos de escolaridade. Mas também estão integrados ao Café Literário, que acontece durante a culminância do projeto, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), produzindo atividades artísticas. Os estudantes da EJA tiveram uma edição especial. O tema deste ano do ‘Oficina de Leitura’ foi ‘O Meu Lugar’.

Os alunos utilizaram o laboratório de informática da escola para pesquisar sobre o município e suas lendas e também para digitarem os textos produzidos e elaborar trabalhos, inclusive de vídeo. As poesias e a letra do fank “Decidi Confiar’, criado e interpretado por alunos do 7º ano, foram apresentadas em um telão. Também com os novos recursos tecnológicos foram possíveis as produções e apresentações dos vídeos “Macaé Ontem e Hoje” e “Lendas de Macaé”.

- Observamos que os alunos têm escrito melhor e com mais entusiasmo a partir desse projeto. A cada final de etapa ficamos emocionados com os resultados. Agora buscamos um maior envolvimento das famílias e da comunidade, disse a coordenadora do ‘Oficina de Leitura’, Lúcia Veiga.

Estudantes do 7º ano de escolaridade fizeram livros de cordel; os do 8º ano desenvolveram livros de contos e criaram e interpretaram o fank ‘Decidi Confiar’; os do 9º ano fizeram varal de poesias e também um painel com pinturas de patrimônios culturais e paisagens do município. Além disso, houve apresentação cultural do projeto ‘Macaé em Cordel’ do professor Aldo César.

Os professores afirmaram que o laboratório do Proinfo fez toda a diferença para o sucesso do evento. A culminância do ‘Oficina de Leitura’ aconteceu na manhã e tarde de terça-feira (13). A proposta integrou o Projeto Político Pedagógico da Escola e atendeu ao Caderno de Orientação Curricular de Macaé (COC/Macaé), que sugere atividades com os diversos gêneros textuais.

Notícia copiado na íntegra de: 
http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=24523




Parabéns a professora Jane Luci pelo trabalho desenvolvido no C.M. Samuel Brust

Nenhum comentário: