6 de julho de 2011

Segmento de 1º ao 5º ano – Ensino Fundamental

A escola do Bairro Cinza no segmento de 1º ao 5º ano está sofrendo com crianças que apresentam sobrepeso e obesidade.


A criança, aqui no Brasil, normalmente sonha em ser jogador de futebol, pois se trata de uma questão cultural que é reforçada pelo pai. Neste contexto,  uma das professoras da escola percebeu que as crianças obesas não tem espaço, ou melhor, a opção é ficar no banco de reservas ou, na melhor das hipóteses, ser goleiro. Porque sempre é o último a ser escolhido pelos coleguinhas. Isto ocorre também com as meninas, pois a criança já se sente inferiorizada em relação às demais por ter uma alteração no seu estado de nutrição.
            Vivemos num país onde há má distribuição de renda e isto é um fator desencadeante tanto para a obesidade como para a desnutrição infantil. É bem verdade que a alimentação interfere no desenvolvimento e crescimento destas crianças.
            A escola tem um papel fundamental na sociedade, porque além de gerar o conhecimento, pode e deve contribuir na educação alimentar dos seus alunos. Hoje a obesidade é um problema de saúde pública que pode ser minimizado se identificado nas unidades escolares, pois a onda de lanchonetes neste locais provavelmente contribuirá de forma negativa para o aumento desenfreado de termos uma tendência de crianças obesas.
           
QUAL A SITUAÇÃO DA OBESIDADE NO PAÍS?
   Na grande maioria dos países, a obesidade vem aumentando de forma sinificativa, principalmente entre adultos. No Brasil, no período de 1974 a 1997, a freqüência percentual da obesidade, que variava entre 2,5% (homens) e 6,9% (mulheres), aumentou para 7% e 12,2%, respectivamente, demonstrando que há mais mulheres obesas, embora o ritmo de crescimento de casos seja maior entre os homens. No município do Rio de Janeiro, o sobrepeso e a obesidade atingem cerca de 1,5 milhões de pessoas.
   Entre crianças maiores de cinco anos e adolescentes, nos últimos vinte anos, a obesidade praticamente triplicou. Os casos de obesidade iniciados neste período tendem a persistir na vida adulta, aumentando as chances do surgimento de doenças associadas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

            Para mudar a realidade da escola, a professora convocou os demais colegas da escola para conversarem sobre o tema e elaborarem um projeto que diminua o índice de obesidade infantil da U. E. e conscientize os alunos sobre uma alimentação saudável.
            Imaginem que vocês fazem parte do corpo docente do colégio. Como vocês, atuando no Laboratório de Informática, poderão contribuir para esse projeto?


Nenhum comentário: