6 de julho de 2011

Educação Infantil

A escola do bairro cinza no segmento de Educação Infantil está sofrendo com problemas relacionados ao trânsito. 
 

Os acidentes de trânsito são considerados pela maioria da população brasileira uma fatalidade, algo que acontece ao acaso, ocorrência inevitável. Porém, ao contrário do que se pensa, poderiam ser evitados 90% dos acidentes caso se adotassem medidas simples, baseadas na conscientização e na mudança de comportamento dos pais e dos responsáveis no cuidado com as crianças, dentro e fora de casa.

A segurança das crianças será obtida quando, respeitando-se os níveis de desenvolvimento infantil, adotarem-se estratégias direcionadas para promover a conscientização das pessoas sobre a segurança no trânsito e, se medidas como educação, cumprimento da lei e modificação do ambiente em níveis individuais e coletivos forem trabalhados com seriedade. Experiências mostram que estratégias associadas e aplicadas por meio de programas são mais efetivas que programas que usam uma única estratégia.
Embora a educação atue como ferramenta indispensável e importante para se despertar a atenção para os problemas e se obterem benefícios mesmo no curto prazo, sozinha a educação não se mostra medida suficiente para se prevenirem acidentes.
Tanto o cumprimento da lei quanto a modificação do ambiente são mais complexos e demoram mais para serem implementados, porém, são mais efetivos em mudanças significativas de comportamento e, em longo prazo, resultam em diminuição nos índices dos acidentes.
A segurança do pedestre é um problema complexo. Para a criança, o ato de atravessar uma via de trânsito inclui situações com dificuldades a serem uma a uma solucionadas e, para tais tomadas de decisão, cada circunstância parece ser a única e assim deve ser considerada.
Uma decisão de travessia inclui: a entrada ou não na rua, conhecimento do local da travessia, o caminho a tomar, a rapidez na travessia e a provável reação do motorista.
Como faz falta!

Professor (a),
A sua escola está situada em uma rua muito movimentada do bairro.
Não há placas que sinalizem a escola, semáforos próximos, nem faixas de pedestres e nem agentes do trânsito.
Os alunos correm riscos todos os dias na entrada e na saída da escola.
A negligência dos motoristas e a falta de conhecimentos nos direitos e deveres dos pedestres são grandes, causando acidentes na rua da escola, quase que diariamente




Nenhum comentário: