1 de março de 2013

Educação: aulas mais interessantes utilizando a tecnologia


As tecnologias informática e da comunicação estão presentes na rotina de quase todos os brasileiros. Por isso, ela não poderia deixar de ser inserida na Educação para a inclusão dos docentes e das gerações futuras na cultura digital. Com esse objetivo, a Prefeitura de Macaé começa, nesta quinta-feira (28), a primeira etapa de capacitação dos professores que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa (Lieds) das escolas municipais. Esses espaços são uma estratégia para tornar a aprendizagem mais interessante.

A primeira reunião do grupo acontece na sede da Secretaria de Educação, nos turnos da manhã e da tarde, para atender a todos os mais de 80 docentes dos Lieds. Em destaque na pauta estão os novos procedimentos para o funcionamento dos Lieds e as metas para 2013.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) registrou, no ano passado, a formação de 590 professores da rede municipal de Educação. Desses, 156 fizeram cursos semipresenciais, 183, itinerantes, que acontecem na maioria das vezes nas escolas, e cinco se capacitaram através de cursos de educação à distância. Esses números são avaliados como positivos e refletem um aumento do interesse dos educadores pela formação tecnológica.

Por isso, uma das metas da atual gestão é aumentar o número de capacitados e ainda a produtividade das aulas. Outro objetivo ressaltado pela equipe do NTM é a criação de um portal para hospedar os “objetos de aprendizagem”, ou seja, novas experiências bem sucedidas elaboradas pelos professores formados pelo NTM.

Macaé, que tem 105 escolas municipais, conta com 65 laboratórios de informática. Treze desses laboratórios estão em fase de instalação. Dos ativos, 18 são voltados para educação infantil, 53 estão em escolas urbanas e seis em rurais, esses últimos, do programa federal ProInfo, têm de dez a 18 terminais. Há ainda sete laboratórios que foram montados em parceria com a iniciativa privada.

Em cada laboratório atua um professor por turno. Eles planejam as aulas junto com os professores regentes e apresentam aplicativos, novas fontes de pesquisa, jogos, e outras novidades que podem tornar as aulas bem mais interessantes. Para este ano letivo, estão previstos encontros de apresentação de experiências docentes exitosas para provocar a criatividade dos educadores.

A equipe da Coordenação de Tecnologia, que além de promover a capacitação e avaliar o trabalho dos professores dos Lieds para dar sugestões, destaca que, este ano, será dobrado o número de visitas mensais aos laboratórios das escolas para orientação das atividades. O grupo informa também que depois da apresentação técnica, os professores vão ter um momento para integração.

Copiado na íntegra de  http://www.macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/educacao-aulas-mais-interessantes-utilizando-a-tecnologia 

Nenhum comentário: