16 de dezembro de 2011

Educação entrega certificados dos cursos do NTM


A Secretaria de Educação realizou, na terça-feira (13), a entrega do certificado de conclusão de cursos e oficinas promovidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Estiveram na solenidade 261 professores de informática que participaram dos cursos: “Educação Digital”, “Ensinando e aprendendo com as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s)” e “Informática Básica”, além das oficinas de “Hot Potatoes” e “Elaborando atividades na planilha eletrônica”. 

Inaugurado em 2010, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal atua na orientação de professores para o desenvolvimento de recursos educacionais com tecnologia de informação e comunicação. São seis professores multiplicadores que acompanham o trabalho realizado em 66 escolas que possuem laboratórios de informática. No ano passado, o NTM formou 96 professores e, em 2011, este número subiu para 261 profissionais:

- Parabéns a todos os formandos por mais esta etapa de capacitação cumprida por eles. O que foi aprendido neste período só vai fazer com que eles melhorem e tenham mais ferramentas para repassar o conteúdo aos alunos. Este é o grande objetivo, além do crescimento pessoal de cada um: poder repassar o conhecimento adquirido aos alunos da rede municipal, disse o secretário de Educação, Guto Garcia. 

Para o coordenador de Tecnologia da Secretaria de Educação, José Vicente Rodrigues, a idéia é todos os profissionais da rede sejam treinados e por isso o auxílio dos novos formandos como multiplicadores de tudo que aprenderam é tão importante: “Isto facilita o trabalho deles, permite a capacitação de outras pessoas e juntos podemos preparar outros cursos e facilitar um alcance ainda maior por parte do NTM. Ficamos satisfeitos de ver o trabalho realizado, atendendo os anseios da secretaria de capacitar os profissionais da rede, privilegiando o conhecimento”, pontuou.

A subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, lembrou que o espaço do NTM na sede da Secretaria de Educação ainda é utilizado por outros programas, o que permite a capacitação de ainda mais profissionais da rede municipal: 

– O espaço do NTM é muito importante, pois serve também para outros programas da secretaria, já que o formação pela escola realizará curso lá, assim como o escola ativa, que também capacita pessoas no espaço que serve a todos os outros programas da secretaria e não podemos deixar de agradecer por isso também.

O coordenador do NTM, Alex Sanders Bogado, destacou que essa parceria é fundamental para o desenvolvimento da educação no município: “Percebemos o quanto é importante que o professor possua uma prática voltada ao trabalho com tecnologia educacional”, afirmou.

Para a professora de Informática que atua na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, Ana Cristina Quintanilha, a maior recompensa em receber o certificado é saber que o conhecimento adquirido por ela, neste período de curso, servirá como agente transformador para os seus alunos:

- O mais importante, à medida que recebemos orientação através dos cursos, é que levamos este conhecimento adquirido aos alunos e temos visto o desenvolvimento através dos trabalhos cada vez mais ricos preparados por eles. Além disso, com o trabalho interdisciplinar realizado pelos professores, eles encontram mais facilidade em repassar o conteúdo aos alunos, finalizou a professora.



Nenhum comentário: