6 de julho de 2011

Segmento de Ensino Médio

Na escola do Bairro Cinza este segmento está com um  grande problema VIOLÊNCIA NA SALA DE AULA.
 
Os professores não compartilham experiências,
não se comunicam nem desenvolvem um projeto comum. Entregues a si próprios, sofrem com a violência dos alunos.

Os alunos, por sua vez, são muito mal educados, brigam muito entre si e não respeitam os professores nem a comunidade escolar. O livro de ocorrências da escola está grosso de tantas reclamações por brigas e desentendimentos.
Como em qualquer escola os professores ministram aulas ‘importantes’, e os alunos desmotivados se engalfinham e não se importam com o que lá acontece.
Os alunos possuem experiências socioculturais diferenciadas, muitas difíceis, e estas não são aproveitadas pelos professores. Sendo assim, irritados anseiam por vida social e atenção, em contraposição, recebem, ou fingem receber, adestramento cognitivo!
Os responsáveis são sempre chamados, e indignados com a situação, ou punem os filhos ou culpam a escola pelas dificuldades. Quando os alunos percebem algo que lhes interessa verdadeiramente, é fácil identificar o brilho que surge em seus olhos. É o momento mágico que precede o processo ensino-aprendizagem. Mas passa logo, e o tumulto continua........
Pensamos que este segmento da escola precisa construir objetivos, alimentar sonhos, utopias e, principalmente, ajudar a desenvolver pessoas de verdade.
O que vocês acham que o Laboratório de Informática pode fazer por esta escola? Como promover uma melhoria real, como ajudar a levantar a auto-estima dos alunos e professores? Pensem em um projeto, pensem em convidar outros professores das várias disciplinas, vamos escrever? Temos um grande problema.........

Ilustrando, uma pesquisa que mostra, por segmento, a motivação para os alunos irem à escola.

O que oferecer?
Objetivando o que?
Em parceria com quem?
Como?
Em quanto tempo?


Nenhum comentário: